Palatinose, o carboidrato do momento! | Housewhey Palatinose

Palatinose, o carboidrato do momento!

Publicado: 11/01/2018

Considerado um carboidrato inteligente, a Palatinose™ se destaca entre os outros carboidratos, sendo considerada um alimento funcional e fonte de muitos benefícios especialmente para os praticantes de exercício físico.




O que é Palatinose™?

A Palatinose™, também conhecida como Isomalutose, é um carboidrato encontrado em frutas e raízes. Geralmente é obtido em grande escala a partir do açúcar da beterraba por meio de um rearranjo enzimático entre ligações de moléculas de glicose e frutose. 

Considerado um carboidrato inteligente, a Palatinose™ se destaca entre os outros carboidratos, sendo considerada um alimento funcional e fonte de muitos benefícios especialmente para os praticantes de exercício físico.

Benefícios da Palatinose™:

• Baixo IG: com um índice glicêmico de 32, a Palatinose™ fornece energia por mais tempo e de forma gradual, sem gerar picos de glicose no sangue. Isso auxilia praticas mais longas de exercícios e também evitando a falta de energia e consequentemente fadiga muscular. 

• Pesquisas realizadas, mostram a ação da Palatinose™ em pessoas obesas com síndrome metabólica e resistência à insulina entre 32 e 64 anos, onde foi suplementada a Palatinose™ na alimentação do café da manhã numa porção de 50 g e no almoço, apenas 10 g. A conclusão a que chegaram foi que os níveis de insulina e a oxidação de gordura foi maior após o café da manhã em comparação ao almoço.

• Maior absorção: um estudo realizado com seres humanos e divulgado no Jornal Britânico de Nutrição mostrou que a digestibilidade de 50 g de Palatinose™ ficou entre 95,5 a 98,8% e a absorção aparente teve o intervalo de 93,6 a 96,1 % independentemente da natureza dos alimentos. Ou seja, qualquer alimento que contenha esse açúcar, seja bebida ou comida, terá uma grande taxa de absorção pelo organismo.

• Energia por mais tempo: explicando melhor esse benefício da palatinose, a grande sacada aqui é que esse açúcar é absorvido cerca de 4 a 5 vezes mais lentamente do que a sacarose. Isso acontece porque a ligação entre as moléculas de glicose e frutose é muito forte e leva um certo tempo para ser quebrada.

• Oxidação da gordura: a palatinose consegue fazer algo que nenhum outro carboidrato faz mesmo com a mesma quantidade de calorias que é de 4 kcal/g. Ela aumenta a utilização, pelo nosso organismo, de gordura como fonte de energia fazendo o metabolismo do tecido adiposo aumentar.

• A palatinose consegue liberar taxas de glicose num nível exato. Isso reflete diretamente no fato do corpo tentar preservar o glicogênio e utilizar a gordura para fazer o trabalho pesado. Dessa forma, o glicogênio muscular só será recrutado quando for realmente necessário, ou seja, no momento de exercícios intensos. Isso garante maior resistência e melhor desempenho nos treinos.

---------------------------------- Consulte sempre o seu nutricionista! -----------------------------

Voltar